Glossário do Implante

Seguem abaixo algumas definições interessantes para quem deseja saber mais sobre o universo do Implante.

Infraestrutura A porção do implante que encontra-se abaixo do tecido mole.

Inválido OralDenominação dada por Bränemark aos pacientes desdentados totais.

Implante AgulheadoSão estruturas em forma de agulhas fabricadas de materiais biocompatíveis. São fixadas nas corticais ósseas da cavidade oral para prover suporte a uma prótese fixa.

Implante DentalÉ um dispositivo transmucoso, o qual é Biocompatível e biofuncional. É instalado no osso ou dentro do osso associado com a cavidade oral, com a intenção de prover suporte para uma prótese fixa ou removível.

Implante CarregadoRefere-se ao implante submetido a função (carga mastigatória).

Implante comprometidoÉ um implante com suporte ósseo reduzido e sem perda óssea progressiva.

Implante Endodôntico endósseo É um pino liso ou rosqueado que é fixado através da raiz do canal de um dente para dentro do osso periapical com a intenção de estabilizar um dente com mobilidade.

Implante Endósseo É um dispositivo instalado no osso alveolar ou no osso basal.

Implante Endósseo HorizontalÉ um implante de forma achatada ou laminada de espessura variada cujo suporte se dá no comprimento horizontal do osso. Eles podem ser perfurados, lisos, texturizados , revestidos,etc. de forma a ser submersos ou nâo-submersos. Fabricados de uma variedade de materiais biocompatíveis.

Implante Endósseo VerticalÉ um implante de forma radicular cujo suporte ósseo se dá no comprimento vertical do osso. Pode ser de forma em espiral, cônica, rombóide e cilíndrica. Pode ser liso, rosqueado, perfurado, sólido e com concavidades. Pode ser também revestido ou texturizado . Disponível em formas submersa e não-submersa. É fabricado numa variedade de materiais biocompatíveis.

Implante espiral Ver implante vertical.

Implante Interdental É o implante instalado entre dentes naturais.

Implante Oral É uma estrutura feita de substância inerte, biológica ou alogênica, que é instalada cirúrgicamente nos tecidos duros ou moles da boca para ser usada com propósitos estéticos e funcionais.

Implantodontia É o estudo da arte e da ciência relacionadas com a inserção de materiais e dispositivos com a finalidade de restaurar protéticamente a função e a estética do paciente desdentado total e parcial.

Implantodontista Aquele que pratica a arte e a ciência da implantodontia.

Implante RosqueávelVer implante vertical.

Implante Submerso É um implante endósseo com uma cabeça removível e um pescoço para permitir a cicatrização e a maturação do osso osteotomizado.

Implante Subperiósteo É uma estrutura especificamente fabricada para adaptar nas áreas de suporte ósseo da mandíbula e da maxila com extensão transmucosa com finalidade de reter uma prótese. A estrutura consiste de extensão transmucosa com ou sem barra conectora e escoras . As escoras são classificadas em periféricas, primárias e secundárias. O implante subperiósteo pode ser de arco total, unilateral ou universal.

Implante Subperiósteo Unilateral É um implante subperiósteo parcial normalmente colocado na região posterior da mandíbula ou da maxila.

Implante Subperiósteo Universal É um implante de arco total o qual circunda dentes remanescentes.

Implante Tridimensional É um implante endósseo o qual é instalado do aspecto lateral do processo alveolar e provê suporte para as dimensões vertical e horizontal.

Interface Periimplantar É o tecido que está em contato com o implante. Veja: fibrointegração, biointegração e osseointegração.

3 Respostas

  1. Gracias por compartir esta informacion.
    A pesar que esta en portuges me servira igual
    O brigado !!!
    GB

  2. durabilidade do implante

    • Olá Waldomira tudo bem??, respondendo sua pergunta, a durabilidade do implante depende muito dos cuidados do paciente, como a boa higienização, visita periodica ao dentista para fazer a analise dos componentes protéticos do implante, mas sabemos que depois de 2 anos após a colocação dos implantes podemos dizer que são pra toda vida!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: